OpiniãoVideo MarketingYoutube

Content Marketing e “Shoppable Videos”

O vídeo online através da segmentação é um instrumento poderoso para transmitir mensagens aos consumidores, os “shoppable vídeos” conseguem de forma contextualizada apresentar as características e vantagens de determinado produto. Estes vídeos não são puramente comerciais, tem sim uma componente de valor acrescentado que o espectador estima muito, denominado por content marketing.

Os comportamentos de acesso à informação e de consumo de conteúdo estão a mudar radicalmente, o vídeo permite em poucos segundos apreender a mudar o óleo do nosso carro, o vídeo ensina-nos a trocar o disco do nosso computador, o vídeo dá-nos acesso a um curso intensivo de Photoshop. Estes vídeos que nos facilitam o dia-a-dia tonam-se “shoppable vídeos”, porque vamos comprar a marca do óleo do vídeo que assistimos, vamos comprar a marca de discos do vídeo que assistimos, vamos comprar o Photoshop porque sabemos tudo sobre esse software.

Marcas com canais de sucesso.red-bull-thailand

RedBull: é um “monstro” na produção de conteúdo que também serve para vender produto, obviamente são um caso de estudo. Tudo porque desde cedo apostou no vídeo online, vídeos em que a destreza física das pessoas é levada ao limite, transmitem emoção, transmitem paixão.

Uma marca de bebida onde essa bebida nunca e mencionada nos vídeos, a bebida não é o ponto central, o que capta atenção das pessoas é o story telling, a notoriedade da marca aparece como consequência.

Vídeo da Redbull com 24 milhões de visualizações

GoPro: Em parceria com centenas de atletas de todo mundo, permite à GoPro gerar conteúdo de forma regular, com qualidade e sem publicidade invasiva.No-Red-Bull-–-content-marketing-that-is-simply-out-of-this-world

Cerca de 6.000 vídeos diários são colocados na internet com a “tag” GoPro, o canal da GoPro no Youtube tem cerca de 4 Milhões de subscritores, quantidade enorme de vídeos filmados com GoPro’s tornaram-se virais.

A criação de conteúdos pelos utilizadores da GoPro tornaram-na num cado de sucesso, conseguiu tornar os seus clientes em fãs que querem partilhar as suas experiências com a marca.

Compilação com alguns dos vídeos mais visualizados usando Cameras GoPro

“Unboxing Vídeos”

Os vídeos de análise de produtos são um verdadeiro fenómeno, a principal razão do sucesso destes vídeos, tem a ver com a sua simplicidade, mas acima de tudo a credibilidade que conseguem transmitir. Estes vídeos muito vezes produzidos por influenciadores, permitem às pessoas compreender as especificidades do produto/serviço e ao mesmo tempo receber uma opinião sincera.

Marques Brownlee é considerado “TheBest Technology Reviewer On The Planet”, a influência dele é tremenda, cada vídeo pode atingir milhões de visualizações. Através de vídeos produzidos com qualidade técnica, mas também com profundidade ao nível do conteúdo, conseguir criar uma comunidade seguidora fiel, que o tornam num expert em tecnologia.

Qualquer marca tecnológica ao associar-se a Marques Brownlee, pode automaticamente ser beneficiada, o seu canal garante espectadores atentos e interessados, se a análise for positiva, vai gerar vendas consideráveis.

No vídeo seguinte Marques faz uma análise ao Samsung Galaxy S7, em menos de uma semana, consegue mais de 1 Milhão de visualizações.

Sobre o Autor: Marco Neiva é um entusiasta dos novos media, especialista em vídeo marketing, desenvolve estratégias para aumentar a presença online através do vídeo, é responsável por vários projectos, como o VidYou, Interface Virtual e Videografar. É fundador da Hypercube – Immersive Media Agency, que presta serviços de vídeo marketing e vídeo online.

Previous post

9 Dicas sobre vídeo no Facebook

Next post

O Futuro brilhante da realidade virtual

marconeiva

marconeiva