OpiniãoVideo MarketingYoutube

Características dos vídeos virais

Os vídeos virais são compostos por uma diversidade de factores, alguns deles mais influentes que outros, mas todos eles importantes.

A) Atualidade
B) Autenticidade
C) Contextualização
D) Apresentar algo nunca visto
E) Transmissão de emoções
F) Duração
G) Gatinhos e animaizinhos
H) Suspensão da descrença
I) Canais de distribuição
J) (outros)

Para se sentir vivo o ser humano é necessita de sentir emoções, por isso procura de forma constante diversas formas de estimulação que permita emocionar-se. Uma das formas “low cost” de viver determinada emoção é ver um vídeo. “Low cost” porque estamos em casa, no comboio, ou até mesmo enquanto esperamos por alguém, e estamos a ver pequenos vídeos.successKid-Viral

O segredo está em agarrar o cérebro em apenas 5 segundos, “forçando” o utilizador a ver aquele vídeo até ao fim, e depois de o ver até ao fim, sentir a necessidade de partilha-lo.

Um vídeo que não seja partilhável nunca será viral. A questão que se impõe é, o que leva as pessoas a partilhar um vídeo? Normalmente é a necessidade que as pessoas tem em mostrar que viram algo de extraordinário e como tal sentem a necessidade de partilhar esse momento com as pessoas que conhecem. Esta vontade de partilhar é um fenómeno social, existente desde sempre e que agora foi transposto para o mundo digital. É o verdadeiro passa a palavra.

Atualidade: As pessoas sentem a necessidade de mostrar que estão atentas ao que acontece no mundo, e se é um tema actual então devemos mostrar aos outros que

Autenticidade: Quanto mais verídico mais emocional.

Contextualização: ou melhor descontextualização, ou algo é fora de normal e bizarro, então é tema de conversa e por isso deve ser compartilhado.viral

Mostrar algo nunca visto: Tudo que é banal já não é partilhável, é necessário mostrar coisas impossíveis, coisas fora do comum, o gatilho da partilha será automaticamente ativado.

Transmissão de emoções: Seja emoção de alegria ou tristeza, dê para rir ou chorar muito, são as principais emoções que o público gosta de sentir, são como um gravador para a memória. Mais uma vez a necessidade de partilhar emoções vem ao de cima.

Duração: curiosamente, quando iniciamos a reprodução de um vídeo a primeira coisa que reparamos é a duração do mesmo, será fundamental para decidir se o vamos ver, é fundamental também para decidir se o partilha-mos, pois no nosso pensamento podemos estar a fazer alguém perder muito tempo.

Gatinhos e animaizinhos: Os gatos são o animal domesticado cm mais presença na casa dos humanos, esta ligação fraterna com os gatos, cria uma ligação emocional, isto combinado com a probabilidade de gravar algo inesperado, torna os vídeos dos gatos um fenómeno de viralização.viral-videos-cool-ideas

Suspensão da descrença: Uma das fundações do cinema é a suspensão da descrença que obviamente foi passada ao vídeo online, consiste em fazer com que o espectador suspenda a sua descrença e por momentos acredita que o que está a ver é verdadeiro.

Canais de distribuição: Quando um vídeo acaba por chegar a canais de distribuição de vídeos virais e canais agregadores de vídeos virais, automaticamente significa que vai chegar a muito mais gente.

O que faz alguém clicar no botão “partilhar” muitas vezes é imprevisível, o que sabemos é que um vídeo viral, tem determinadas características. Faz parte dos criativos e dos observadores ativos, definirem ideias e guiões que se tornem sucessos virais.

__________

Sobre o Autor: Marco Neiva é um entusiasta dos novos media, especialista em vídeo marketing, desenvolve estratégias para aumentar a presença online através do vídeo, é responsável por vários projectos, como o VidYou Festival, Interface Virtual e Videografar. É fundador da Hypercube – Immersive Media Agency, que presta serviços de vídeo marketing e vídeo online.

Previous post

Snapchat - O valor da publicidade que desaparece

Next post

Conteúdos e aplicações para Realidade Virtual já disponíveis

marconeiva

marconeiva