OpiniãoVideo MarketingYoutube

Anúncios no Youtube que não vais querer “saltar”

Para quem consome vídeos no Youtube de forma regular, esperar aqueles 5 segundos para “saltar” a publicidade no início dos vídeos, são uma verdadeira eternidade. Resultado? Em vez de criarmos envolvimento com a marca que está a ser anunciada, geramos um efeito completamente inverso, ou seja, a rejeição total dos anúncios no Youtube.

A maioria das marcas que coloca anúncios no Youtube aproveita os spots publicitários que foram desenvolvidos para a TV, estes spots estão longe de estar optimizados para o Youtube, resultando em visualizações medíocres e retorno pouco efetivo. É verdade que o Youtube não se cobra quando o spot não foi visualizado, mas também é verdade que se perde a oportunidade de criar uma boa impressão ao potencial cliente. Ao nível analítico, 94% das pessoas faz clique em “saltar anúncio”.

Esta nova forma de publicitar através de pre-rolls é relativamente nova, e usar o limite de 5 segundos para agarrar a atenção do espectador torna-se num grande desafio para os criativos. Algumas marcas e agências de criatividade já trabalharam este aspecto para maximizar o investimento. Aqui ficam 3 exemplos:

  • GEICO
  • Burguer King
  • ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals)

GEICOimages

A GEICO, uma seguradora, criou uma série de vídeos publicitários que tenta aproveitar de forma criativa os primeiros 5 segundos, estes anúncios com cenários absurdos, rapidamente passam a mensagem, logo de seguida usam a frase “Não podes saltar este anúncio porque já terminou”, depois o anúncio continua com os personagens “congelados”.

 

Agarra a atenção do espectador, e deixa-o confuso, o anúncio continua além dos 5 segundos sem que nada de extraordinário aconteça… este impasse obriga o espectador a ver o anúncio até ao fim.

Anúncio exemplo:

 

Efectivamente os primeiros 5 segundos de cada vídeo são chave, por isso devem ser suficientemente atractivos para agarrar o espectador a ver o anúncio até ao fim e a mensagem seja passada de forma completa.

Burguer King

A Burguer King também já efectuou uma campanha de anúncios no Youtube que aproveitasse as características dos anúncios pre-roll, a campanha do final de 2013 aproveita o facto de saber quais as últimas palavras-chave que o utilizador digitou no motor de pesquisa do Youtube, o anúncio que aparece é totalmente personalizado com o conteúdo que o utilizador está prestes a ver.64-bk-prerolls-hed-2013

Foram produzidos 64 de anúncios com ligeiras modificações, o anúncio começa com dois sujeitos a queixarem-se dos anúncios no Youtube. Por magia parece que o vídeo se torna personalizado e os personagens sabem exactamente o vídeo que realmente o utilizador queria ver. Esta campanha aproveita as ferramentas da google AdWords adwords disponíveis pelo Youtube para seleccionarmos em que vídeos é que queremos que aquele anúncio apareça. Esta utilização criativa torna esta campanha num verdadeiro sucesso dos anúncios no Youtube.

Ver o seguinte vídeo para perceber como tudo funcionou:

ASPCA

ASPCA (American Society for the Prevention of Cruelty to Animals), também promoveu uma campanha que usou muita criatividade. Aproveita também o facto de os seres humanos terem uma ligação emocional com os animais, nesta caso com um cachorro.

Nos primeiros 5 segundos do anúncio vê-se um sujeito a dizer “Não podes saltar este anúncio” e coloca uns cabos eléctricos no botão “saltar anúncio”, depois explica que se o fizerem o cachorro será electrocutado, após isso vídeo fica cerca de 8 a 10 segundos em suspenso, no final o sujeito agradece por ter salvado o cachorro apesar de obrigarem a associação de animais a gastar 20 cêntimos. O Youtube cobra em média 20 cêntimos por cada anúncio considerado visualizado.

Ver vídeo do anúncio aqui:

Resultados estatísticos demonstraram que este anúncio da ASPCA garantiu que 26 % das pessoas viu o anúncio até ao fim, o que é excelente, uma vez que a média de visualizações de anúncios pre-roll do Youtube é cerca de 4%.

 

Aquele momento chato de esperar para saltar o anúncio no Youtube pode transformar-se em algo altamente cativante e trazer resultados positivos para o anunciante. Inovar na forma como se anuncia em plataformas como o Youtube é fundamental, para garantir que o investimento tem retorno. Deve-se colocar a criatividade no seu expoente máximo.

Sobre o Autor: Marco Neiva é um entusiasta dos novos media, especialista em vídeo marketing, desenvolve estratégias para aumentar a presença online através do vídeo, é responsável por vários projectos, como o VidYou Festival, Interface Virtual e Videografar. É fundador da Hypercube – Immersive Media Agency, que presta serviços de vídeo marketing e vídeo online.

Previous post

Youtube com novo serviço de música

Next post

YouTube 2.0 uma revolução no video online?

marconeiva

marconeiva