Video MarketingYoutube

12 Dicas básicas sobre YouTube

Neste artigo são apresentadas 12 dicas básicas para envolver e fidelizar os vossos seguidores no Youtube.

  1. Escolher um bom título: O título deve ser curto e fácil de decorar, deve ainda resumir de uma forma sucinta todo o conteúdo do vídeo.
  1. Produzir vídeos regularmente: A produção regular é importantíssima para incutir na comunidade a necessidade de assistirem aos vossos conteúdos, deve-se definir uma programação base, seja ela mensal, semanal ou diária. Nunca falhar um vídeo que esteja previsto ser publicado.
  1. Fazer uma boa descrição: A descrição vai sempre em anexo quando partilhamos um vídeo, as primeiras frases e as primeiras palavras devem resumir de uma forma concisa todo o conteúdo do vídeo. Os Links também são importantes na descrição, porque permite relacionar os diversos conteúdos das diversas plataformas. Deve-se colocar ainda na descrição créditos de conteúdo que não seja vosso.
  1. Manter presença noutras redes sociais: Apesar de produzirmos vídeos para o Youtube, deve-se aproveitar esse conteúdo e espalhar por várias plataformas, como por exemplo o facebook, twitter, instagram…, desta forma consegue-se um alcance superior atingindo novo público.
  1. Definir boas palavras chave (tags): As palavras chave mais conhecidas por tags são importantes para os motores de pesquisa como o Google/YouTube poderem indexar o conteúdo. Devem escolher palavras chave que estejam de acordo e relacionadas com o conteúdo do vídeo.
  1. Ouvir a comunidade com atenção: A comunidade irá dizer-te qual o caminho a seguir e que tipo de conteúdo deves produzir. Sempre que possível deve-se responder aos comentários e ás mensagens de forma correta e respeitadora. Ouvir os seguidores permite gerar mais envolvimento e fidelizar a comunidade.
  1. Produzir vídeos curtos: A duração do vídeo deve adaptar-se ao detalhe e profundidade com que abordamos o tema. A duração do vídeo é um fator importante na tomada de decisão se vamos ou não reproduzir um vídeo.
  1. Evitar usar conteúdo protegido: Garante sempre que o conteúdo é original, sempre que é usado conteúdo que não é nosso devemos ter autorização para o seu uso. Por exemplo caso seja necessário usar músicas, deve-se usar librarias de músicas gratuitas que estejam online.
  1. Criar uma boa miniatura: Esta “imagem” deve ser impactante e legível. Legível porque antes mesmo das pessoas lerem o título, olham para a imagem. Essa imagem deve representar o conteúdo do teu vídeo.
  1. Falar de temas apaixonantes: É importante criar empatia com o teu público e para isso deve-se transmitir boa energia, deve-se falar de algo com que nos identifica-mos e claro demonstrar que tens conhecimentos profundos sobre os temas abordados.
  1. Fazer colaborações com criadores de conteúdo: Desta forma é possível chegar a um novo público e ao mesmo tempo apresentar novidades ao nosso público. Aproveita ainda o momento porque estás ao lado de alguém que tem um sonho semelhante ao teu.
  1. Apelar à ação da comunidade: Logo que o vídeo esteja terminado e já expuseste o teu conhecimento e a tua mensagem, aproveita a oportunidade para pedir algo de volta, e por exemplo de uma forma verbal que é mais eficaz, pedir para subscrever o canal, visitar um link ou comentar o vídeo.

Estas são 12 dicas básicas que irá permitir ao vosso canal do Youtube crescer e ser um sucesso.

Para continuarem a receber conteúdo relevante acerca de vídeo online e vídeo marketing devem subscrever o canal Videografar no YouTube  e fazer like na página Facebook do Videografar.

Previous post

YouTube 2.0 uma revolução no video online?

Next post

TOP 20 Vídeos Portugueses mais visualizados no YouTube em 2015

marconeiva

marconeiva